Educação Infantil

Mini-Maternal

Idade: completam 2 anos de Março a dezembro do ano vigente.

Ao chegar a esta sala as crianças são totalmente dependente dos adultos e todas as atividades são voltadas para estimular a independência, a autonomia e a aquisição da linguagem oral, visto que é a fase que as crianças começam a falar as primeiras palavras.
Estas atividades se dão através de músicas, histórias, brincadeiras que envolvem muito movimento e pequenas seqüências de atividades.

Maternal

Idade: completam 2 anos até Março do ano vigente Neste estágio as crianças já falam as primeiras palavras e para estimular a ampliação do vocabulário e o repertório visual são propostas atividades como: roda de histórias, idas à biblioteca, atividades no ateliê de artes, atividades de movimento e aulas de música.
As crianças são estimuladas a comer sozinhas, ir ao banheiro desprendendo-se das fraldas, escovar os dentes e ir adquirindo desde pequenos bons hábitos de higiene.
Além destas pequenas ações as crianças são estimuladas diariamente a leitura de livros, à práticas cotidianas de leitura (começam a identificar seus pertences, procurar os nomes dos amigos entre os seus, etc), atividades matemáticas (jogo da memória, quebra cabeças, pranchas de cores, etc), ao cultivo de plantinhas e atividades com projetos e seqüências didáticas.

 

Jardim 1

Idade: 3 anos completos até o mês de Março do ano vigente Na sala do Jardim 1 os alunos já desenvolveram muito a fala e estão bastante independentes. Já pedem para ir ao banheiro sozinhos, deslocam-se no espaço com independência, ajudam a professora na execução de tarefas da sala de aula e isto, possibilita um trabalho mais amplo com os conhecimentos de mundo.
Desta forma, as atividades envolvendo leitura, arte e números são intensificadas. Já começam a esquematizar seus primeiros desenhos e isto mostra a intencionalidade que começam a dar as ações executadas por eles. A professora atenta a estes aspectos, oferece diariamente brinquedos e atividades que aprimoram estas capacidades.
Na sala do Jardim 1 os alunos já participam das aulas de ballet e futebol e já podem ir com os demais alunos às aulas de natação na academia PH5, parceira da nossa escola.

Jardim 2

Idade: 4 anos completos até o mês de Março do ano vigente
Na sala do Jardim 2 os alunos começam a perceber a importância da escrita e já começam a fazer com intencionalidade. Usam pseudoletras para escrever e paulatinamente aumentam seu repertório de letras passando por várias fases da escrita .
Geralmente as crianças do Jardim 2 chegam ao final deste estágio conhecendo o nome de todos os colegas, já escrevendo seu nome sem suporte (copiar), reconhecendo a maioria das letras do alfabeto e reconhecendo muitos números e os associando a práticas do dia-a-dia.
Outra área bastante estimulada é a ligada a Artes. Na sala do Jardim 2 a professora intensifica o trabalho de produção artística e valorização do trabalho produzido pelas crianças usando como meio a apreciação e estudo de obras de arte produzidas ao longo da história da humanidade.

 

Jardim 3

Idade: 5 anos completos até o mês de Março do ano vigente
Nesta sala as crianças possuem contato diário com diferentes portadores de texto e com situações constantes de matemática e resolução de problemas simples.
A maioria já possui uma escrita silábica com valor sonoro e evoluem paulatinamente para uma escrita alfabética.
O trabalho com Artes, Música, Movimento, Ciências da Natureza e Sociedade ajudam no processo de aquisição da linguagem escrita e ajudam as crianças a descobrirem coisas do mundo através dos projetos e seqüências desenvolvidos.
Todas as atividades possuem caráter lúdico e este meio ajuda as crianças a aprenderem de maneira significativa.

 

Mini-Maternal

Idade: completam 2 anos de Março a dezembro do ano vigente.

Ao chegar a esta sala as crianças são totalmente dependente dos adultos e todas as atividades são voltadas para estimular a independência, a autonomia e a aquisição da linguagem oral, visto que é a fase que as crianças começam a falar as primeiras palavras.
Estas atividades se dão através de músicas, histórias, brincadeiras que envolvem muito movimento e pequenas seqüências de atividades.

 

Maternal

Idade: completam 2 anos até Março do ano vigente Neste estágio as crianças já falam as primeiras palavras e para estimular a ampliação do vocabulário e o repertório visual são propostas atividades como: roda de histórias, idas à biblioteca, atividades no ateliê de artes, atividades de movimento e aulas de música.
As crianças são estimuladas a comer sozinhas, ir ao banheiro desprendendo-se das fraldas, escovar os dentes e ir adquirindo desde pequenos bons hábitos de higiene.
Além destas pequenas ações as crianças são estimuladas diariamente a leitura de livros, à práticas cotidianas de leitura (começam a identificar seus pertences, procurar os nomes dos amigos entre os seus, etc), atividades matemáticas (jogo da memória, quebra cabeças, pranchas de cores, etc), ao cultivo de plantinhas e atividades com projetos e seqüências didáticas.


Jardim 1

Idade: 3 anos completos até o mês de Março do ano vigente Na sala do Jardim 1 os alunos já desenvolveram muito a fala e estão bastante independentes. Já pedem para ir ao banheiro sozinhos, deslocam-se no espaço com independência, ajudam a professora na execução de tarefas da sala de aula e isto, possibilita um trabalho mais amplo com os conhecimentos de mundo.
Desta forma, as atividades envolvendo leitura, arte e números são intensificadas. Já começam a esquematizar seus primeiros desenhos e isto mostra a intencionalidade que começam a dar as ações executadas por eles. A professora atenta a estes aspectos, oferece diariamente brinquedos e atividades que aprimoram estas capacidades.
Na sala do Jardim 1 os alunos já participam das aulas de ballet e futebol e já podem ir com os demais alunos às aulas de natação na academia PH5, parceira da nossa escola.

 

Jardim 2

Idade: 4 anos completos até o mês de Março do ano vigente
Na sala do Jardim 2 os alunos começam a perceber a importância da escrita e já começam a fazer com intencionalidade. Usam pseudoletras para escrever e paulatinamente aumentam seu repertório de letras passando por várias fases da escrita .
Geralmente as crianças do Jardim 2 chegam ao final deste estágio conhecendo o nome de todos os colegas, já escrevendo seu nome sem suporte (copiar), reconhecendo a maioria das letras do alfabeto e reconhecendo muitos números e os associando a práticas do dia-a-dia.
Outra área bastante estimulada é a ligada a Artes. Na sala do Jardim 2 a professora intensifica o trabalho de produção artística e valorização do trabalho produzido pelas crianças usando como meio a apreciação e estudo de obras de arte produzidas ao longo da história da humanidade.


Jardim 3

Idade: 5 anos completos até o mês de Março do ano vigente
Nesta sala as crianças possuem contato diário com diferentes portadores de texto e com situações constantes de matemática e resolução de problemas simples.
A maioria já possui uma escrita silábica com valor sonoro e evoluem paulatinamente para uma escrita alfabética.
O trabalho com Artes, Música, Movimento, Ciências da Natureza e Sociedade ajudam no processo de aquisição da linguagem escrita e ajudam as crianças a descobrirem coisas do mundo através dos projetos e seqüências desenvolvidos.
Todas as atividades possuem caráter lúdico e este meio ajuda as crianças a aprenderem de maneira significativa.