A proposta pedagógica do Colégio Cordeiro apóia-se numa concepção construtivista, que considera que a criança constrói conhecimento de forma ativa e participante, interagindo com os objetos sociais de conhecimento, construindo significados e atribuindo sentido sobre o mundo que a cerca. Esta perspectiva favorece uma postura investigativa e não receptiva, uma atitude mais autônoma frente ao conhecimento, visando à formação de uma criança crítica e participante de seu processo educacional.
Temos como compromisso o acompanhamento do desenvolvimento das crianças enquanto um processo, proporcionando a elas situações em que possam brincar. A brincadeira é entendida por nós como algo sério e importante, pois através dela as crianças aprendem e se desenvolvem. O brincar, o desenho e a escrita são processos representativos que são construídos durante todo período da educação infantil, e a evolução desses processos nos darão parâmetros e referenciais de desenvolvimento cognitivo e sócio afetivo de nossas crianças.
Através de uma rotina planejada e organizada, atendemos às demandas da faixa etária de cada grupo: rodas de conversa, parque, desenho, horta, culinária, brincadeiras de faz-de-conta, história, jogos de regras, escrita e resolução de problemas, são algumas das atividades que fazem parte de nosso dia-a-dia.
Desenvolver nas crianças o gosto pela música e trazer intimidade com a arte, também são outros dois compromissos assumidos por nossa escola, uma vez que estas linguagens sensibilizam e ampliam o olhar da criança na construção de novos conhecimentos.
Enfim, buscamos proporcionar um ambiente que permita à criança viver plenamente esse período da infância, e principalmente oferecendo-lhe a possibilidade de expressar de seu jeito, aquele jeito de criança que é o que dá a graça e o colorido ao nosso dia-a-dia.
FILOSOFIA
O respeito à individualidade de cada aluno e a parceria com os pais são fundamentais para o nosso trabalho dedicado à educação.
O processo de construção do conhecimento estimula a curiosidade e a participação ativa do aluno. Práticas educativas eficazes solidificam uma linha pedagógica eficiente que torna a aprendizagem natural e prazerosa.
Conhecimento, autonomia e limites são fundamentais para o amadurecimento de crianças bem preparadas e felizes.
A proposta pedagógica do Colégio Cordeiro apóia-se numa concepção construtivista, que considera que a criança constrói conhecimento de forma ativa e participante, interagindo com os objetos sociais de conhecimento, construindo significados e atribuindo sentido sobre o mundo que a cerca. Esta perspectiva favorece uma postura investigativa e não receptiva, uma atitude mais autônoma frente ao conhecimento, visando à formação de uma criança crítica e participante de seu processo educacional.
Temos como compromisso o acompanhamento do desenvolvimento das crianças enquanto um processo, proporcionando a elas situações em que possam brincar. A brincadeira é entendida por nós como algo sério e importante, pois através dela as crianças aprendem e se desenvolvem. O brincar, o desenho e a escrita são processos representativos que são construídos durante todo período da educação infantil, e a evolução desses processos nos darão parâmetros e referenciais de desenvolvimento cognitivo e sócio afetivo de nossas crianças.
Através de uma rotina planejada e organizada, atendemos às demandas da faixa etária de cada grupo: rodas de conversa, parque, desenho, horta, culinária, brincadeiras de faz-de-conta, história, jogos de regras, escrita e resolução de problemas, são algumas das atividades que fazem parte de nosso dia-a-dia.
Desenvolver nas crianças o gosto pela música e trazer intimidade com a arte, também são outros dois compromissos assumidos por nossa escola, uma vez que estas linguagens sensibilizam e ampliam o olhar da criança na construção de novos conhecimentos.
Enfim, buscamos proporcionar um ambiente que permita à criança viver plenamente esse período da infância, e principalmente oferecendo-lhe a possibilidade de expressar de seu jeito, aquele jeito de criança que é o que dá a graça e o colorido ao nosso dia-a-dia.