Ensino Construtivista

O currículo do Colégio Cordeiro se organiza como uma espiral, em que os conceitos aparecem muitas vezes ao longo dos anos, com grau crescente de complexidade. Privilegiam-se a compreensão e o aprofundamento, e a memorização é vista antes como um instrumento da aprendizagem.

As situações de aprendizagem são sempre significativas e, quando possível, integram projetos mais envolventes. O desafio de produzir algo a ser utilizado em situações reais faz com que os alunos se sintam desafiados a se apropriar do conhecimento e motivados a investigar, arriscar, revisar sua produção inúmeras vezes, para garantir que a qualidade de seu trabalho se aproxime ou até supere as formas socialmente aceitas. Entre outros recursos, as sequências didáticas são atividades organizadas segundo as possibilidades de compreensão dos alunos, o que garante que estabeleçam o máximo de relações possíveis entre os conteúdos, resultando em conhecimento real.

As situações escolares são vivências importantes que trazem muitos conhecimentos além dos disciplinares. Enquanto os alunos aprendem, por exemplo, a somar, estarão também aprendendo a trabalhar em equipe, a compreender que há muitas formas para se resolver um mesmo problema, que é preciso perseverar e que, sem esforço intelectual, o aprendizado é mecânico e temporário. Isso implica, muitas vezes, uma organização e distribuição dos conteúdos acadêmicos distinta da tradição escolar, em que há uma sequenciação linear, seguida de insistentes exercícios de memorização.

O senso comum distingue o método de ensino dos conteúdos ensinados, isto é, acredita-se que os tópicos curriculares são comuns a todas as escolas e o que difere é a forma como são ensinados, mas, além dos conteúdos regulares do currículo convencional, há grande preocupação com os procedimentos de estudo, que precisam ser bem ensinados para que os alunos possam seguir estudando com autonomia e competência. Tanto quanto os conteúdos estritamente disciplinares, integram nosso currículo resumos, pesquisas, seminários, leitura de textos teóricos, análise de imagens e filmes, domínio de diversas linguagens etc.